Justiça inocenta Boulos em ação movida por Bolsonaro | Vero Notícias Justiça inocenta Boulos em ação movida por Bolsonaro
pesquisa
 | 
menu

Justiça inocenta Boulos em ação movida por Bolsonaro

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O 6º Juizado Especial Cível de Brasília inocentou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) em processo movido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação pedia indenização por danos morais e retratação pública, mas o juiz Júlio César Lérias Ribeiro considerou os fatos prescritos.

O magistrado destacou que as declarações de Boulos, que associaram Bolsonaro à execução da vereadora Marielle Franco, foram feitas no exercício do mandato e estão protegidas pela imunidade parlamentar e liberdade de expressão.

A decisão ressaltou que as manifestações ocorreram em contexto político e foram divulgadas em perfis institucionais do deputado. Além da prescrição, o juiz concluiu que as declarações não extrapolaram os limites da crítica política legítima.

notícias relacionadas

Declaração de Gleisi sobre dívidas estaduais gera atrito com governadores

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, cobrou publicamente agradecimento dos governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás pelo pagamento de R$ 1,3 bilhão em dívidas estaduais pela União.

A declaração gerou reações e reacendeu tensões entre o governo federal e gestores da oposição, alguns deles pré-candidatos à Presidência em 2026.

Qauest vê Lula candidato em 2026, mas não favorito; Tarcísio é nome mais forte da direita

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) mostra que 60% do mercado financeiro acreditam que Lula será candidato à reeleição em 2026, uma queda em relação aos 70% que pensavam o mesmo em dezembro.

Se Lula concorrer, 66% avaliam que ele não será o favorito na disputa. O nome mais forte da direita, segundo 93% dos entrevistados, é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Pedido de urgência para anistia do 8 de Janeiro não deve avançar agora

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Sóstenes Cavalcanti pretende entregar nesta quarta-feira (20) ao presidente da Câmara, Hugo Motta, um pedido de urgência para a votação da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, com a intenção de pautá-lo na próxima semana.

No entanto, aliados de Motta afirmam que não há chance de a proposta ser votada neste momento. O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, também considera o momento inadequado.

Viagem: Janja fará agenda separada em Paris

Foto: Redes sociais Janja

Janja embarcou para Tóquio uma semana antes de Lula, que parte no sábado para viagem oficial ao Japão e Vietnã. Sem explicação oficial para a antecipação, ela não acompanhará o presidente em toda a agenda.

Na terça-feira (26), Janja segue para Paris, onde participará da Cúpula Nutrição para o Crescimento, a convite do governo francês.

Lula quer encerrar reforma ministerial até terça (25), mas partidos atrasam nomes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula pretende concluir a reforma ministerial até terça-feira (25), antes de sua viagem ao Japão e ao Vietnã, que ocorre na próxima semana, como apurou o portal Vero Notícias com integrantes do Palácio do Planalto.

A meta do governo federal é iniciar abril com o primeiro e segundo escalão do governo federal definidos e "em pleno funcionamento".