pesquisa
 | 
menu

Lançamento do IBDRP em Brasília visa fortalecer provas jurídicas

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (8), será formalizada em Brasília a criação do Instituto Brasileiro de Direito e Raciocínio Probatório (IBDRP).

O instituto, que reúne 36 associados, busca melhorar a qualidade das provas nos processos judiciais, reduzindo o subjetivismo das decisões e promovendo um diálogo com a epistemologia e as ciências cognitivas.

O evento contará com a participação de especialistas internacionais, como Jordi Ferrer Beltrán, e do ministro Sebastião Reis, do STJ. Debates sobre raciocínio probatório nos tribunais também marcam a inauguração. De acordo com a Folha de São Paulo.

notícias relacionadas

Zema destaca lucro recorde da Cemig e defende privatização

Foto: Divulgação

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou lucro recorde da Cemig em 2024 e reforçou o plano de privatização, propondo transformá-la em "corporation" com poder de veto estatal.

A proposta enfrenta resistência na Assembleia Legislativa, onde projetos de desestatização da Cemig e Copasa aguardam votação. Zema também considera transferir ações da Cemig à União para abater a dívida do estado.

Vídeo: Bolsonaro é ovacionado por apoiadores em Goiânia

VÍDEO
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Justiça determina mudança de nomes ligados à ditadura em SP

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ordenou que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) apresente, em 60 dias, um cronograma para renomear 11 vias e espaços públicos que homenageiam agentes ou eventos associados à ditadura militar.

A decisão atende a pedido da Defensoria Pública e do Instituto Vladimir Herzog, destacando que a mudança é prevista desde 2013 por lei e pelo programa "Ruas de Memória", mas ainda não foi implementada.

Bolsonaro é ovacionado por apoiadores em Goiânia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aplaudido e chamado de “mito” por apoiadores em um restaurante em Goiânia nesta sexta-feira (13). Ele cumprimentou clientes e tirou fotos, registrando o momento em suas redes sociais.

Inelegível desde 2023 por decisão do TSE, Bolsonaro participou de encontros com aliados ao longo da semana, sendo recebido em restaurantes em São Paulo e Alexânia (GO).

Portaria do MS sobre atendimento trans no SUS gera reação conservadora

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma portaria do Ministério da Saúde que amplia os serviços para pessoas trans no SUS e reduz a idade mínima para o uso de bloqueadores de puberdade e hormônios está sendo alvo de forte oposição por parte de parlamentares conservadores.

Deputados como Hélio Lopes (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG) criticaram a decisão, prometendo ações legislativas para reverter a portaria.