Lei que obriga oração em escolas é sancionada por prefeito de São José do Rio Preto | Vero Notícias Lei que obriga oração em escolas é sancionada por prefeito de São José do Rio Preto
pesquisa
 | 
menu

Lei que obriga oração em escolas é sancionada por prefeito de São José do Rio Preto

Foto: Divulgação

O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Coronel Fábio Candido (PL), sancionou uma lei que obriga a oração do Pai-Nosso em escolas públicas e privadas da cidade ao menos uma vez por semana. Alunos poderão ser dispensados mediante declaração dos responsáveis.

De autoria do vereador Luciano Julião (PL), o texto defende o valor da oração para o bem-estar emocional.

Especialistas, porém, apontam inconstitucionalidade por violar o princípio da laicidade do Estado. Juristas afirmam que o Estado não pode impor práticas religiosas, mesmo com opção de dispensa.

notícias relacionadas

Brasil reduz casos de malária e amplia combate até 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil registrou queda de 26,8% nos casos de malária no 1º trimestre de 2025. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o compromisso em zerar óbitos e a ampliação do uso de tecnologias como testes rápidos e a tafenoquina.

Segundo o gov houve investimentos em medicamentos, insumos e redes de proteção, o governo também reforçou a vigilância em áreas fora da Amazônia. O número de municípios com transmissão ativa caiu para 211 em 2024.

Empreendedorismo bate recorde de lucro e impulsiona renda

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O empreendedorismo se consolida como motor do mercado de trabalho, aponta levantamento da FGV Social. Pequenos negócios registraram lucros recordes no final de 2024, impulsionados por programas como o Acredita no Primeiro Passo.

O ministro Wellington Dias destacou que o incentivo ao microcrédito e à capacitação geram renda e reduzem desigualdades. Para o pesquisador Marcelo Neri, "o desafio é fortalecer o ecossistema empreendedor, com atenção especial à Classe C".

Deputada denuncia marido por agressão e pede medida de proteção

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Marussa Boldrin (MDG-GO) afirmou nesta segunda-feira (28) que denunciou o marido por agressão e solicitou uma medida protetiva. O relato foi feito por meio das redes sociais da parlamentar.

Marussa afirmou ter vivido um relacionamento abusivo, com agressões psicológicas desde o nascimento da primeira filha, que evoluíram para violência física em 2023 e novamente neste ano.

Senado vota PEC do Idoso e projetos sobre educação nesta semana

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, o Senado Federal concentra as sessões desta semana em Plenário na terça (29) e quarta-feira (30). Entre as pautas está a PEC 81/2025, que inclui a proteção ao idoso nas competências legislativas.

Também devem ser analisados projetos que regulamentam o uso do Símbolo Internacional de Acessibilidade, permitem a aplicação de recursos inativos da educação e ampliam o acesso de pessoas com deficiência a espaços públicos.

CLDF aprova pedido de explicações ao BRB sobre compra do Banco Master

Fotos: Renato Araújo / GDF

A Câmara Legislativa do DF aprovou nesta segunda-feira (28) pedido de informações ao BRB sobre a aquisição do Banco Master. O requerimento, apresentado pelo deputado Fábio Felix (PSOL), cobra detalhes da negociação e impactos ao banco público.

O parlamentar quer saber se foram realizados estudos técnicos, qual o valor da operação e quais recursos estão sendo usados na compra. O requerimento foi aprovado pela Mesa Diretora e encaminhado à presidência do banco.