pesquisa
 | 
menu

Lula sanciona lei que proíbe importação de resíduos sólidos

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que proíbe a importação de resíduos sólidos e rejeitos.

A norma, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (7), proíbe a importação de materiais como papel, plástico, vidro e metal, exceto para recursos estratégicos, como aparas de papel e resíduos metálicos, sob regulamentação.

O projeto surgiu na Câmara dos Deputados, com a justificativa de que o Brasil recicla apenas 4% do lixo que gera, apesar de importar toneladas de resíduos anualmente para cumprir exigências de conteúdo reciclado.

notícias relacionadas

Flávio Bolsonaro critica Haddad e defende Paulo Guedes em meio a recuo do governo sobre Pix

Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (15/1), sugerindo que ele "peça aulas a Paulo Guedes" para lidar com crises econômicas.

A declaração ocorreu em resposta à menção de Haddad ao caso das "rachadinhas" durante o anúncio da revogação da norma que ampliava a fiscalização de transferências acima de R$ 5 mil pelo Pix.

Lula e João Campos discutem Pernambuco em encontro no Planalto

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) recebeu nesta quinta-feira (16) o prefeito de Recife, João Campos (PSB), em reunião no Palácio do Planalto. Apesar de não constar na agenda oficial, o encontro tratou de pautas relacionadas a Pernambuco.

Campos também deve se reunir com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira.

PF avança em investigação sobre venda de sentenças e favorecimento a grileiros no TJMS

Foto: Reprodução

A Polícia Federal apura suspeitas de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), com indícios de que desembargadores beneficiaram grileiros em disputas de terras.

A Operação Ultima Ratio identificou mensagens sugerindo pagamentos ilícitos, incluindo o caso do desembargador Marcos José de Brito Rodrigues, que teria recebido vantagens para favorecer compradores de fazendas em Rochedo (MS).

Nikolas Ferreira ultrapassa Lula em seguidores após polêmica do Pix

Foto: Divulgação

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) superou o presidente Lula (PT) no número de seguidores no Instagram. Após criticar a regra de fiscalização do Pix, agora revogada, Nikolas alcançou 14,3 milhões de seguidores, enquanto Lula possui 13,3 milhões.

Nikolas comemorou a decisão em vídeos publicados nas redes sociais, acusando o governo de tentar monitorar trabalhadores informais e afirmando que a mobilização popular foi decisiva. Um de seus vídeos ultrapassou 275 milhões de visualizações, um número superior à população brasileira.

STF mantém condenação de Fernando Collor por corrupção e lavagem de dinheiro

Foto: ABR; Valter Campanato/Agência Brasil

O STF rejeitou, em novembro de 2024, um recurso de Fernando Collor contra sua condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava-Jato.

Apesar da decisão, Collor ainda não começou a cumprir a pena devido à possibilidade de apresentação de novos recursos após o recesso e a publicação do acórdão.