pesquisa
 | 
menu

Lula veta projeto que dispensava reavaliações para aposentados por incapacidade

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula vetou integralmente o projeto que dispensava reavaliações periódicas para aposentados por incapacidade permanente e beneficiários do BPC. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quinta (28).

Lula justificou que a proposta desconsidera avanços terapêuticos e tecnologias que podem eliminar barreiras, além de prejudicar a gestão previdenciária e aumentar despesas públicas.

O veto também cita inconstitucionalidade e incompatibilidade com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

notícias relacionadas

Bolsonaro é ovacionado por apoiadores em Goiânia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aplaudido e chamado de “mito” por apoiadores em um restaurante em Goiânia nesta sexta-feira (13). Ele cumprimentou clientes e tirou fotos, registrando o momento em suas redes sociais.

Inelegível desde 2023 por decisão do TSE, Bolsonaro participou de encontros com aliados ao longo da semana, sendo recebido em restaurantes em São Paulo e Alexânia (GO).

Portaria do MS sobre atendimento trans no SUS gera reação conservadora

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma portaria do Ministério da Saúde que amplia os serviços para pessoas trans no SUS e reduz a idade mínima para o uso de bloqueadores de puberdade e hormônios está sendo alvo de forte oposição por parte de parlamentares conservadores.

Deputados como Hélio Lopes (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG) criticaram a decisão, prometendo ações legislativas para reverter a portaria.

Lira deve acelerar pautas sobre reforma tributária e pacote fiscal na próxima semana

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve priorizar na próxima semana a votação do projeto de regulamentação da reforma tributária e do pacote fiscal enviado pelo governo. Sessões foram convocadas para segunda-feira (16), e reuniões ao longo do fim de semana devem destravar as negociações.

O grupo de trabalho da reforma tributária discutirá no domingo (15) as mudanças feitas no Senado, com previsão de apresentação do novo relatório ao plenário até terça-feira (16). Relatórios do pacote fiscal devem ser ajustados ao longo da semana, com votação esperada até sexta-feira (20).

Deputado pede investigação sobre compra de mineradora por estatal chinesa

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) solicitou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, a abertura de uma investigação sobre a aquisição da Mineração Taboca pela estatal chinesa China Nonferrous Trade.

O parlamentar expressou preocupação com riscos à soberania nacional e à preservação ambiental na Amazônia, afirmando que a exploração de minerais estratégicos, essenciais para setores como energia nuclear e defesa, exige maior controle.

ANPD fiscaliza 20 grandes empresas por falta de DPO e canal eficaz

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) abriu processo contra 20 empresas de grande porte por não indicarem o responsável pelo tratamento de dados pessoais, o DPO, conforme exige o Art. 41 da LGPD. O órgão também cobra canais de comunicação efetivos para atender titulares de dados.

A ausência de um DPO ou de canais funcionais compromete o exercício de direitos como acesso, correção e exclusão de dados, além de prejudicar a transparência no tratamento das informações, aponta Fabrício Lopes, da ANPD.