Moraes discursa em meio a críticas dos EUA e avanço de projeto no Congresso americano | Vero Notícias Moraes discursa em meio a críticas dos EUA e avanço de projeto no Congresso americano
pesquisa
 | 
menu

Moraes discursa em meio a críticas dos EUA e avanço de projeto no Congresso americano

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, fez um discurso nesta quinta-feira (27) em meio a críticas de autoridades dos EUA e ao avanço de um projeto no Congresso americano que pode barrar sua entrada no país.

Moraes ressaltou a importância da independência do Judiciário e da soberania brasileira, citando Guimarães Rosa: “O que a vida quer da gente é coragem”.

Ele mencionou os 73 anos da sede da ONU, reforçando a luta contra o fascismo, nazismo e imperialismo, além do compromisso com a democracia e os direitos humanos. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, apoiou a fala afirmando: “Não tememos a verdade e também não tememos a mentira”.

notícias relacionadas

Bolsonaro antecipa fotos com candidatos para 2026 caso seja preso por tentativa de golpe

Foto: Reprodução/YouTube

O ex-presidente Jair Bolsonaro já começou a tirar fotos com possíveis candidatos do PL para as eleições de 2026. Segundo fontes ligadas ao partido, a iniciativa busca garantir material de campanha, principalmente para governadores e senadores aliados, caso ele seja preso antes do pleito.

Bolsonaro foi indiciado no mês passado por tentativa de golpe de Estado e começou a ser julgado nesta terça-feira (25) pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal.

STF decide hoje se Bolsonaro se tornará réu por tentativa de golpe

Foto: Antonio Augusto/STF

A Primeira Turma do STF julga nesta quarta-feira (27) a abertura de ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado pela PGR de liderar uma organização criminosa que tentou impedir a posse de Lula por meio de um golpe de Estado.

A sessão será decisiva para determinar se Bolsonaro e outros sete aliados responderão a processo criminal por crimes que, juntos, podem somar até 40 anos de prisão.

Justiça Eleitoral mantém cassação e inelegibilidade de Carla Zambelli

Foto: Lula Marques/ EBC

O TRE de São Paulo rejeitou, por unanimidade, o recurso da deputada federal Carla Zambelli (PL) e manteve sua cassação e inelegibilidade por oito anos, a partir das eleições de 2022.

A decisão aponta abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, com divulgação de informações falsas e descontextualizadas. A defesa havia apresentado embargos de declaração, mas nenhuma das alegações foi aceita.

Câmara aprova convite a presidente da Previ para explicar déficit

Foto: Agência Brasil

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) convite ao presidente da Previ, João Fukunaga, para prestar esclarecimentos sobre o déficit de R$ 17,6 bilhões registrado em 2024 pelo fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

O requerimento é do deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), que questiona a experiência técnica de Fukunaga. A Previ é responsável por cerca de R$ 250 bilhões em ativos e atende 200 mil participantes. A expectativa é que Fukunaga detalhe os investimentos realizados e tranquilize os beneficiários.

Brasil registra 1.450 feminicídios em 2024, aponta relatório do governo

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Brasil registrou 1.450 feminicídios em 2024, 12 a mais que no ano anterior, segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) 2025. Apesar disso, houve queda de 5,07% nos casos totais de violência letal contra mulheres.

O relatório também aponta 71.892 casos de estupro de mulheres no ano, o equivalente a 196 por dia, com uma leve redução em relação a 2023. A maioria dos casos ocorre dentro de casa, e os agressores são, em sua maioria, homens.