pesquisa
 | 
menu

MP da Venezuela acusa Lula de simular acidente para evitar cúpula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público da Venezuela acusou, sem apresentar provas, o presidente Lula de simular um acidente doméstico para não comparecer à cúpula dos Brics, realizada nesta semana em Kazan, na Rússia. Lula cancelou sua participação após sofrer uma queda em casa que resultou em traumatismo craniano e sangramento cerebral.

A emissora estatal venezuelana interrompeu a programação para divulgar o comunicado do procurador-geral Tarek William Saab, que alegou que a ausência de Lula seria uma forma de manter o veto do Brasil à entrada da Venezuela nos Brics.

O comunicado foi publicado nas redes sociais do MP venezuelano, acompanhado de um vídeo de Lula em um evento no Planalto. Saab defendeu uma investigação, acusando o presidente de mentir ao Brasil e à comunidade internacional.

notícias relacionadas

STF suspende julgamento sobre idade mínima para esterilização

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Cristiano Zanin, do STF, pediu vista nesta quarta-feira (6), adiando o julgamento sobre a restrição de idade mínima para esterilização, como laqueadura e vasectomia. Zanin tem até 90 dias para retomar o processo.

Até o momento, os ministros Nunes Marques e Flávio Dino votaram a favor da restrição de 21 anos, com exceção para quem tem dois filhos vivos. Dino sugeriu alteração no voto, retirando o incentivo ao “desencorajamento” pela equipe técnica de aconselhamento.

Lula assina pacto contra desmatamento no Cerrado do Matopiba

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula assinou nesta quarta (6) um pacto para prevenir desmatamento e incêndios florestais no Cerrado, focado na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A cerimônia contou com ministros como Marina Silva e Fernando Haddad.

O acordo entre União e estados visa ampliar a fiscalização e aplicação de sanções em áreas de desmatamento ilegal.

Everardo Gueiros critica PL que limita atuação de advogados do TCU

Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília

O advogado Everardo Gueiros, candidato à presidência da OAB-DF, criticou o Projeto de Lei defendido pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, que proíbe servidores do órgão público de advogarem em causas privadas. Gueiros considerou a medida como sendo uma “afronta à categoria”.

O advogado também afirmou que os advogados do Tribunal “contam com seu apoio para lutar contra o PL”. Para ele, o projeto pode abrir precedentes para restrições em outras esferas.

Janja questiona presença de ex-presidentes em galeria do Planalto

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, afirmou que alguns ex-presidentes não deveriam ter suas imagens na galeria do Palácio do Planalto.

O comentário ocorreu durante sua visita à galeria reaberta após os ataques de 8 de janeiro, que destruíram o espaço.

Renan Calheiros pede cautela sobre impactos do governo Trump

Foto: Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, afirmou que a eleição de Donald Trump não representa, a priori, um risco à democracia global.

Calheiros defendeu aguardar para ver se as promessas de campanha do republicano, algumas preocupantes como tarifas de importação, serão aplicadas.