pesquisa
 | 
menu

O pensar crítico x Black Friday do pensamento

Imagem ilustrativa criada a partir de IA

A experiência audaz que valoriza os juízos intuitivos ante os métodos racionalizados de julgamento e produção de dados acerca da realidade percebida romperam a boa fama do pensamento crítico estruturado, condicionado às profundas testagens das razões que sustentam o raciocínio empreendido, que faz uso da lógica, da epistemologia, dos conhecimentos científicos acreditados, da sociologia, da filosofia, das ciências naturais, das experiências consolidadas; todos, aptos à produção de crenças justificadas.

Agora, qualquer coisa aparenta conter razões adequadas, o que permite formular juízos absolutamente desligados dos conceitos essenciais que versam sobre o objeto avaliado. Qualquer sandice ganha status de verossímil.

A crítica que faço serve para depreciar a construção de juízos cotidianos e aqueles formados nas instituições. Os artifícios isquêmicos do discurso sobre a verdade, componentes das estratégias de manipulação, teorizadas por Chomsky (2014, p.18), apresentam um quadro em que o derretimento crítico promove a adesão de ideias absurdas, magnetizadas, agrupadas para transmitir um falso valor de apoio da maioria, mesmo que nada justifique racionalmente o raciocínio empreendido. Aquilo que se diz verdadeiro, o enunciado acerca do fato averiguado, não precisa corresponder ao valor de verdade racionalmente atribuível. Nada precisa fazer sentido, por exemplo: o terraplanismo. A distopia é método de produção de estenoses da realidade, estreitamentos que prometem a absorção de síntese da realidade, quase sempre descolada das propriedades reais.

A produção crítica do pensar não pode enveredar ao cientificismo asséptico, também não pode negar os conhecimentos racionalmente justificados (Haack, 2002, p. 290). A tarefa é trabalhosa e árdua. É fácil supor que esta atividade não é tolerante à algazarra. Os planos comunicacionais de massa (redes sociais organizadas por algoritmos) não são capazes de vencer conceitualmente a capacidade de averiguar a verdade. Mas, quem se interessa pela verdade? Tampouco há de se falar em meia verdade, ou gradativa, dado que a verdade é ou não é (Haack, 1980, p. 57).

Há aspectos inerentes à manipulação de ideias que constroem deliberadamente simulações, fabricadas mediante premissas falsas, calcadas em propostas eficientistas, conforme alertaram Marcuse (1973, p.27) e Horkheimer (2015, p. 69), com objetivo rentista e de salvaguarda das soluções aparentemente fáceis da vida em detrimento do pensamento crítico. Quem assimila soluções fáceis, desprovidas de crítica, pode engendrar no risco de não raciocinar, ou não produzir raciocínios capazes de justificar racionalmente suas opções. A pergunta a se fazer é: preferes o “asno que me leva” e “mata o cavalo de sela”? Talvez, nem Gil Vicente aprovaria.

notícias relacionadas

Governo do Pará sanciona plano contra desmatamento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador Helder Barbalho (MDB) sancionou a lei que cria o Plano Estadual Amazônia Agora, visando combater o desmatamento e alcançar a neutralidade de carbono até 2030. O plano inclui a Força Estadual de Combate ao Desmatamento e o Fundo da Amazônia Oriental.

A proposta prevê incentivo a práticas de baixo carbono e envolve comunidades locais. O cumprimento das metas será monitorado por um núcleo permanente e um painel científico.

Fazenda apresenta quadro fiscal e Casa Civil convocará ministérios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A assessoria do Ministério da Fazenda informou que, em reunião nesta segunda-feira (4), o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido, junto com as propostas em discussão.

A pasta destacou que outros ministérios serão convocados pela Casa Civil nesta terça-feira (5) para opinar e contribuir com base nas mesmas informações.

Tarcísio adia escolas cívico-militares em SP para 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) adiou para 2026 a implementação das escolas cívico-militares em São Paulo, inicialmente prevista para 2025.

O adiamento se deve a uma disputa judicial, com a lei suspensa pelo TJ-SP até decisão do STF sobre sua constitucionalidade. A interrupção judicial impediu consultas públicas nas escolas, essenciais para a adesão ao programa.

Bolsonaro critica Enem por tratar de pautas sociais em questões

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o Enem 2024, realizado neste domingo (3), por abordar temas sociais em suas questões.

Bolsonaro acusou o governo Lula de promover uma "agenda woke", que inclui pautas como igualdade racial e direitos LGBTQIA+, influenciando, segundo ele, o pensamento dos jovens brasileiros.

Décimo voo da FAB de resgate de brasileiros decola do Líbano

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O décimo voo da Operação Raízes do Cedro, destinada a resgatar brasileiros do Líbano, partiu de Beirute às 13h18 desta segunda-feira (4), com 213 passageiros e quatro animais de estimação.

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) tem chegada prevista para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta terça-feira (5).