Parceria STJ e AGU reduz quase 4 milhões de processos | Vero Notícias Parceria STJ e AGU reduz quase 4 milhões de processos
pesquisa
 | 
menu

Parceria STJ e AGU reduz quase 4 milhões de processos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O acordo entre o STJ e a AGU, desde 2020, reduziu cerca de 3,8 milhões de processos no Judiciário, as informações são do STJ. “A iniciativa focou na gestão de precedentes e na desistência de recursos contrários à jurisprudência do tribunal”.

Com inteligência de dados e triagem automatizada, “a AGU evitou a remessa desnecessária de ações ao STJ”. Em 2024, foram homologadas 2.301 desistências de recursos.

A modernização da advocacia pública segundo a AGU, “reduziu em 40% os processos da União no STJ”, consolidando a parceria como um marco na eficiência judicial.

notícias relacionadas

Indígenas avançam na política, mas presença é tímida

Foto: Divulgação

O número de indígenas eleitos no Brasil cresceu e bateu recorde entre 2014 e 2022, mas segue muito abaixo da proporção populacional. Apenas 24 assumiram cargos nos Executivos locais e seis na Câmara nesse período.

Com 0,83% da população, os indígenas ocupam só 0,14% das vagas executivas e 0,39% das legislativas. Para especialistas, o voto identitário e a autodeclaração mostram avanços, mas faltam articulação e visibilidade.

Damares defende regras rígidas para proteger crianças

Foto: Isac Nóbrega/PR

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu nesta sexta (18) regras mais rígidas para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital. Segundo ela, os filtros atuais das plataformas não são suficientes, e o maior desafio está nos aplicativos de mensagens.

Ex-ministra de Direitos Humanos no governo Bolsonaro, Damares afirmou que não se pode adiar a discussão sobre os riscos enfrentados por menores online. O debate ganhou força após a morte de Sarah Raíssa, de 8 anos, em um desafio no TikTok.

PRF investigará agente que publicou vídeo

Foto: reprodução/redes sociais

A Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu investigação contra Anderson Sanshiro Caetano Okasaki, de 41 anos, após ele divulgar um vídeo fardado comentando a morte de três colegas em uma perseguição na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.

O vídeo gerou repercussão por seu teor emocional e pelo uso não autorizado do uniforme. No vídeo, já deletado, Okasaki lamentava as mortes e questionava se vale a pena lutar por uma sociedade que, segundo ele, não valoriza o trabalho policial.

STJ barra recurso do MPF em ação sobre Refis

Foto: Rafael Luz/STJ

A 1ª Turma do STJ decidiu que o Ministério Público Federal não tem legitimidade para recorrer em processo que discute a exclusão de empresa do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O MPF alegava repercussão social e fiscal do caso.

O relator Benedito Gonçalves destacou que não há vulnerabilidade da Fazenda nem comprovação de impacto coletivo, rejeitando a atuação do MPF como fiscal da lei ou da ordem jurídica.

Gilmar diz que anistia mira mentores do 8/1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em entrevista ao O Globo, o ministro Gilmar Mendes afirmou que o movimento pró-anistia dos condenados por 8 de janeiro visa beneficiar os mentores dos atos golpistas, e não apenas participantes com menor envolvimento, como tem sido alegado.

Para o decano do STF, não cabe ao Supremo revisar as penas, mas é possível analisar casos individuais que justifiquem progressão. Ele também rebateu críticas e defendeu a atuação da Corte diante da gravidade dos ataques.