Pesquisa Ipespe: 66% dos brasileiros preveem condenação de Bolsonaro pelo STF | Vero Notícias Pesquisa Ipespe: 66% dos brasileiros preveem condenação de Bolsonaro pelo STF
pesquisa
 | 
menu

Pesquisa Ipespe: 66% dos brasileiros preveem condenação de Bolsonaro pelo STF

Foto: Beto Barata/ PL

Levantamento Pulso Brasil/Ipespe divulgado nesta quinta-feira (27) indica que dois terços da população acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento sobre a suposta tentativa de golpe.

Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados esperam um veredicto de culpa, enquanto 29% preveem a absolvição. Outros 5% não souberam ou não responderam. A expectativa pela condenação é maior entre eleitores que aprovam o governo do presidente Lula, 90%.

Já entre os que desaprovam a atual gestão, a opinião se divide: 50% esperam uma condenação, enquanto 47% apostam na absolvição. Os dados foram coletados entre 20 e 25 de março, antes da decisão unânime da Primeira Turma do STF tornar o ex-presidente réu.

notícias relacionadas

Atuação de Dino no STF marca embates e cautela

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A atuação de Flávio Dino no 8 de janeiro foi decisiva para sua ida ao STF e selou sua aproximação com Alexandre de Moraes. No tribunal, Dino enfrentou resistências políticas, mas conquistou espaço com decisões firmes.

Sua liminar contra o pagamento das emendas do orçamento secreto tensionou a relação com o Congresso, encerrando a trégua com parlamentares. Dino foi acusado de atuar como braço de Lula no STF.

Vice de SP quer PMs dando aulas de educação física

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O vice-prefeito de São Paulo, coronel Ricardo Mello Araújo (PL), quer que PMs formados em educação física ministrem aulas para crianças e adolescentes em parques e praças da cidade. A ideia é usar policiais da Operação Delegada.

As atividades seriam oferecidas no contraturno escolar e devem começar ainda neste semestre, com até 100 policiais — a meta é chegar a 200. Araújo diz que o projeto também ajudará os agentes a lidarem com o estresse.

Filho de Lula ironiza Bolsonaro com comparação animal

foto: Instagram

Luis Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula (PT), ironizou Jair Bolsonaro (PL) em rede social neste domingo (20). Ele comparou o ex-presidente a animais que simulam a morte para escapar de predadores, citando o comportamento conhecido como tanatose.

A publicação trazia fotos de Bolsonaro internado ao lado de imagens de animais como esquilo, gambá e cobra. Bolsonaro está na UTI desde 13 de abril, após nova cirurgia abdominal.

Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Dados do IBGE revelam desigualdade no acesso à infraestrutura urbana. Pessoas pretas e pardas vivem em regiões com menos pavimentação, calçadas, bueiros e sinalização para bicicletas, em comparação à população branca.

O levantamento mostra que brancos moram mais em ruas com calçadas (88,2%) do que pretos (79,2%) e pardos (81%). Índices semelhantes se repetem na presença de pontos de ônibus, rampas e ciclovias.

Bolsonaro segue internado e recebe apoio de fiéis

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) reuniram-se neste domingo (20) em frente ao hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente segue internado após cirurgia abdominal. Cantaram músicas religiosas, oraram e prometeram visitas diárias.

Bolsonaro está na UTI desde 13 de abril. Ele apresenta evolução clínica, mas segue sem previsão de alta, alimentando-se por sonda e sem visitas externas permitidas.