Randolfe descarta anistia aos presos de 8 de janeiro e critica proposta | Vero Notícias Randolfe descarta anistia aos presos de 8 de janeiro e critica proposta
pesquisa
 | 
menu

Randolfe descarta anistia aos presos de 8 de janeiro e critica proposta

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirmou nesta quarta-feira (30), que considera inviável a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, tanto do ponto de vista jurídico quanto político.

A declaração, dada em entrevista ao UOL News, vem após o anúncio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre a criação de uma comissão especial para analisar o projeto da anistia aos presos.

Randolfe destacou que a anistia, historicamente concedida para crimes políticos em contextos de pacificação, não se aplicaria aos atos de 8 de janeiro, que classifica como crimes comuns, como depredação e tentativa de golpe de Estado.

notícias relacionadas

Ex-comentarista pede sanções dos EUA contra Moraes em 30 dias

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-comentarista da Jovem Pan, Paulo Figueiredo, pediu à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos EUA que recomende sanções contra o ministro Alexandre de Moraes (STF) em até 30 dias. Ele argumenta que Moraes viola direitos de cidadãos em solo americano.

A audiência, realizada nesta terça (24), ouviu outras testemunhas de diferentes nacionalidades sobre supostas violações transnacionais. Figueiredo, denunciado pela PGR por participação em trama golpista, teve seu passaporte cancelado e é considerado foragido.

Cid diz que mudou versão após saber de plano de golpe descoberto pela PF

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O tenente-coronel Mauro Cid afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (24), que alterou sua versão sobre uma reunião com o general Braga Netto após saber da operação "Punhal Verde e Amarelo", que investigou plano golpista em 2022.

Segundo o documento do STF, Cid disse inicialmente que a reunião de 12 de novembro era apenas manifestação de insatisfação com as eleições. Após a operação da Polícia Federal, entendeu que o encontro poderia ter sido mais sério.

Inquéritos sobre fraude do INSS vão para o STF após citação de Moro

Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as investigações sobre a suposta fraude em descontos do INSS sejam encaminhadas à Corte, após figuras políticas de destaque serem citadas no caso.

Entre os nomes mencionados estão o senador Sergio Moro (União-PR), o deputado Fausto Pinato (PP-SP), o ex-deputado Deltan Dallagnol e o ex-ministro Onyx Lorenzoni.

PEC permite governador viajar sem passar cargo ao vice em Rondônia

Foto: divulgação

Uma emenda à Constituição de Rondônia, aprovada pela base governista, gerou forte disputa política no estado ao permitir que o governador Marcos Rocha se ausente do país sem precisar transferir o cargo ao vice-governador Sérgio Gonçalves.

A medida concede a Rocha o direito de trabalhar remotamente durante viagens internacionais, impedindo que o vice assuma interinamente o governo.

Toffoli exige devolução integral de valores em caso INSS

Foto: Ton Molina/STF

O ministro Dias Toffoli, do STF, afirmou nesta terça-feira (24) que qualquer acordo no caso dos descontos indevidos em benefícios do INSS deve garantir a devolução integral dos valores aos segurados lesados.

A declaração foi feita durante audiência de conciliação com União, INSS, DPU e MPF, no âmbito de ação movida pela AGU. O governo pede a suspensão dos processos que responsabilizam o INSS e a União.