Revisão de Fux pode mudar rumos dos julgamentos do 8 de janeiro | Vero Notícias Revisão de Fux pode mudar rumos dos julgamentos do 8 de janeiro
pesquisa
 | 
menu

Revisão de Fux pode mudar rumos dos julgamentos do 8 de janeiro

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Luiz Fux sinalizou que pode revisar a pena de 14 anos aplicada à cabeleireira Débora Rodrigues, envolvida nos atos de 8 de janeiro.

Essa possível mudança embaralha o cenário dos julgamentos no STF, onde Alexandre de Moraes tem liderado a aplicação das penas máximas. Até agora, cinco ministros já demonstraram inclinação por punições mais brandas.

A mudança pode abrir espaço para penas mais brandas no STF, especialmente no plenário. Até agora, cinco ministros já demonstraram discordar das condenações máximas propostas por Alexandre de Moraes.

Fux afirma querer avaliar melhor o contexto do caso e agir com “humildade judicial”. A decisão pode influenciar novas revisões criminais e reabrir debates sobre a proporcionalidade das penas.

notícias relacionadas

Morre Wilson Figueiredo, ícone do jornalismo político

foto: Reprodução

Morreu aos 100 anos, no Rio, o jornalista e poeta Wilson Figueiredo. Capixaba, atuou por 45 anos no Jornal do Brasil e foi o primeiro a prever a renúncia de Jânio Quadros.

Figueiredo trabalhou com grandes nomes da imprensa e contribuiu para a reforma editorial do JB. Atuou também na FSB Comunicação, sendo referência para novas gerações.

Projeto propõe Imposto Seletivo sobre emissões de gases poluentes

Foto: Agência Brasil

Está em análise na Câmara o PLP 29/25, que propõe a criação de um Imposto Seletivo Ambiental sobre atividades econômicas que emitam gases de efeito estufa. De autoria do deputado Nilto Tatto (PT-SP), o projeto altera a Lei Complementar 214/23, que regulamentou a reforma tributária.

O tributo será calculado com base no volume mensal de emissões de CO₂ equivalente. A alíquota será definida em lei, podendo haver isenção para agricultura familiar, agroecologia e pequenos negócios.

Hugo Motta recebe homenagem em Minas e participa de tributo a Tancredo

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), cumpre agendas em Minas Gerais nesta segunda-feira (21), feriado de Tiradentes. Em Ouro Preto, ele participa da cerimônia da Medalha da Inconfidência, onde será condecorado com o Grande Colar da honraria estadual.

O evento é promovido pelo governo mineiro e reconhece contribuições ao desenvolvimento de Minas Gerais e do país. Em seguida, Motta segue para São João del Rei para homenagear os 40 anos da morte de Tancredo Neves.

Bolsonaro segue na UTI com boa evolução após cirurgia abdominal, segundo novo boletim

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece na UTI do hospital DF Star, em Brasília, com quadro estável e boa evolução clínica após a cirurgia abdominal realizada em 13 de abril. Segundo boletim médico desta segunda-feira (21), ele está sem febre, com pressão controlada e sem intercorrências.

O procedimento de 12 horas tratou uma suboclusão intestinal provocada por aderências decorrentes da facada de 2018. Os médicos retiraram os drenos abdominais e destacaram o bom aspecto da incisão cirúrgica. Bolsonaro segue em jejum oral e recebendo nutrição parenteral.

Presidente da CLDF, Wellington Luiz, lamenta morte de Papa Francisco

Foto: Agência CLDF

O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), lamentou a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

“É com profundo pesar que nós, em especial os católicos, recebemos a notícia do falecimento do nosso líder Papa Francisco. Sem dúvida alguma, uma perda inestimável para toda humanidade”, afirmou.

E completou: “Papa Francisco cumpriu sua missão de forma digna e exemplar. Um conciliador dedicado às causas sociais, e que deixa órfãos os cristãos de toda humanidade. Que Deus o acolha em seus braços para o merecido descanso.”