Secretário exonerado após operação da PF é alvo de apuração no STF | Vero Notícias Secretário exonerado após operação da PF é alvo de apuração no STF
pesquisa
 | 
menu

Secretário exonerado após operação da PF é alvo de apuração no STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Prefeitura de Belo Horizonte exonerou o secretário de Educação, Bruno Barral, alvo da terceira fase da Operação Overclean da Polícia Federal. A decisão atende a determinação do ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Barral é investigado por supostos desvios de emendas parlamentares quando atuava como secretário em Salvador (BA). A operação apura fraudes em contratos que movimentaram R$ 1,4 bilhão, segundo a PF e a CGU.

O prefeito Álvaro Damião (União) afirmou que a investigação não envolve o município, mas que nenhum secretário está isento de responsabilização. A exoneração foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (3).

notícias relacionadas

No DF, PSB articula nominata com nomes “fortes” à Câmara em 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O PSB Nacional articula a formação de uma nominata competitiva de candidatos do Distrito Federal para a Câmara dos Deputados em 2026. Segundo fontes ligadas à cúpula nacional do partido, a legenda busca "atrair ao menos três nomes" com potencial de votos para fortalecer a bancada federal.

A movimentação faz parte da estratégia do PSB de ampliar a representatividade da sigla no Congresso. Paralelamente, a sigla já definiu que o ex-interventor na segurança de Brasília Ricardo Capelli será o candidato ao Governo do DF, com o intuito de impulsionar os demais candidatos da legenda.

Atuação de Dino no STF marca embates e cautela

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A atuação de Flávio Dino no 8 de janeiro foi decisiva para sua ida ao STF e selou sua aproximação com Alexandre de Moraes. No tribunal, Dino enfrentou resistências políticas, mas conquistou espaço com decisões firmes.

Sua liminar contra o pagamento das emendas do orçamento secreto tensionou a relação com o Congresso, encerrando a trégua com parlamentares. Dino foi acusado de atuar como braço de Lula no STF.

Vice de SP quer PMs dando aulas de educação física

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O vice-prefeito de São Paulo, coronel Ricardo Mello Araújo (PL), quer que PMs formados em educação física ministrem aulas para crianças e adolescentes em parques e praças da cidade. A ideia é usar policiais da Operação Delegada.

As atividades seriam oferecidas no contraturno escolar e devem começar ainda neste semestre, com até 100 policiais — a meta é chegar a 200. Araújo diz que o projeto também ajudará os agentes a lidarem com o estresse.

Filho de Lula ironiza Bolsonaro com comparação animal

foto: Instagram

Luis Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula (PT), ironizou Jair Bolsonaro (PL) em rede social neste domingo (20). Ele comparou o ex-presidente a animais que simulam a morte para escapar de predadores, citando o comportamento conhecido como tanatose.

A publicação trazia fotos de Bolsonaro internado ao lado de imagens de animais como esquilo, gambá e cobra. Bolsonaro está na UTI desde 13 de abril, após nova cirurgia abdominal.

Pretos e pardos têm menos acesso à infraestrutura

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Dados do IBGE revelam desigualdade no acesso à infraestrutura urbana. Pessoas pretas e pardas vivem em regiões com menos pavimentação, calçadas, bueiros e sinalização para bicicletas, em comparação à população branca.

O levantamento mostra que brancos moram mais em ruas com calçadas (88,2%) do que pretos (79,2%) e pardos (81%). Índices semelhantes se repetem na presença de pontos de ônibus, rampas e ciclovias.