Senado planeja votar fim da reeleição em 2025 | Vero Notícias Senado planeja votar fim da reeleição em 2025
pesquisa
 | 
menu

Senado planeja votar fim da reeleição em 2025

Foto: Raque de Sá/Agência Senado

A cúpula do Senado Federal está disposta a votar, no primeiro semestre de 2025, a proposta que extingue a reeleição para cargos do Poder Executivo. A iniciativa já recebeu apoio do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e de Davi Alcolumbre (União-AP), seu provável sucessor.

Embora Pacheco tenha desejado votar a proposta ainda em 2024, a maioria dos líderes partidários demonstrou resistência, preferindo adiar a discussão para após a sucessão no Legislativo. A nova presidência do Senado pretende priorizar essa questão, buscando apoio de partidos de centro e direita.

A proposta, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), estabelece mandatos de cinco anos para presidentes, governadores e prefeitos, sem possibilidade de reeleição. As regras não se aplicariam a ocupantes atuais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderia concorrer em 2026.

notícias relacionadas

PEC permite governador viajar sem passar cargo ao vice em Rondônia

Foto: divulgação

Uma emenda à Constituição de Rondônia, aprovada pela base governista, gerou forte disputa política no estado ao permitir que o governador Marcos Rocha se ausente do país sem precisar transferir o cargo ao vice-governador Sérgio Gonçalves.

A medida concede a Rocha o direito de trabalhar remotamente durante viagens internacionais, impedindo que o vice assuma interinamente o governo.

Toffoli exige devolução integral de valores em caso INSS

Foto: Ton Molina/STF

O ministro Dias Toffoli, do STF, afirmou nesta terça-feira (24) que qualquer acordo no caso dos descontos indevidos em benefícios do INSS deve garantir a devolução integral dos valores aos segurados lesados.

A declaração foi feita durante audiência de conciliação com União, INSS, DPU e MPF, no âmbito de ação movida pela AGU. O governo pede a suspensão dos processos que responsabilizam o INSS e a União.

STF cobra PGR sobre pedido de transferência de Rivaldo Barbosa

Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu cinco dias para a PGR se manifestar sobre o pedido de transferência feito pela defesa do delegado Rivaldo Barbosa, preso por suposto envolvimento no assassinato de Marielle Franco.

A defesa pede que Barbosa, atualmente detido em Mossoró (RN), seja transferido para o Rio de Janeiro, alegando conclusão da instrução criminal e ausência de riscos ao processo.

Freire Gomes diz que alertou Bolsonaro sobre decreto, mas não deu ordem de prisão

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O general Freire Gomes negou ter dado ordem de prisão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que apenas o alertou sobre possíveis consequências jurídicas de um decreto com medidas de exceção.

Segundo o documento da Corte, Freire Gomes disse que advertiu Bolsonaro sobre os riscos e recomendou que pensasse “no dia seguinte”. O general relatou que, após a conversa, o ex-presidente não voltou a tratar do tema.

Freire Gomes diz que a minuta golpista é semelhante à achada com Torres

Foto: Divulgação

O general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, afirmou ao STF que o conteúdo da minuta apresentada em reunião de 7 de dezembro de 2022 é semelhante ao documento encontrado na casa de Anderson Torres, mas não idêntico.

Segundo Freire Gomes, ambos os textos tratam da possibilidade de decretação de estado de sítio e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), mas ele nunca afirmou que se tratavam do mesmo arquivo.