Série “Adolescência” inspira projeto do MP-RS contra violência | Vero Notícias Série “Adolescência” inspira projeto do MP-RS contra violência
pesquisa
 | 
menu

Série “Adolescência” inspira projeto do MP-RS contra violência

Foto: Divulgação/MP-RS

A série “Adolescência”, da Netflix, foi usada como ferramenta didática pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul na apresentação dos resultados do Projeto Sinais. A produção, baseada em um crime envolvendo um adolescente de 13 anos, aborda temas como misoginia, bullying e violência entre jovens.

O projeto acompanha casos de adolescentes em risco de radicalização. Desde 2024, 178 casos foram identificados, sendo 61 ainda monitorados. O TikTok é apontado como a principal porta de entrada para grupos extremistas.

Especialistas destacam o papel das redes sociais e a falta de supervisão parental como fatores recorrentes nos casos analisados. O objetivo do projeto é prevenir episódios de violência extrema entre jovens.

notícias relacionadas

Instalação da comissão do IR deve ocorrer na próxima semana, diz Motta

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a comissão especial para analisar a proposta de ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda será instalada na próxima semana.

Rubens Pereira Jr. (PT-MA) presidirá o colegiado e Arthur Lira (PP-AL) será o relator. O governo Lula propôs a mudança em março, prevendo isenção para salários de até R$ 5 mil a partir de 2026.

Moraes exige laudos médicos de Collor para decidir sobre prisão domiciliar

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (28) que a defesa do ex-presidente Fernando Collor apresente documentos médicos para fundamentar o pedido de prisão domiciliar.

Moraes estipulou o prazo de 48 horas para a entrega de prontuário, histórico médico e exames já realizados. O ministro também decretou sigilo sobre os documentos relacionados ao estado de saúde de Collor.

Carf permite crédito de PIS/Cofins em manutenção de navios

Foto: repprodução/X

A 3ª Turma da Câmara Superior do Carf autorizou o crédito de PIS e Cofins sobre depreciação de gastos com docagens e paradas de manutenção de navios. A divergência foi aberta pela conselheira Tatiana Belisário, que defendeu a possibilidade com base em soluções de consulta.

Por outro lado, o colegiado negou, por maioria, o crédito sobre a aquisição de embarcações e o aproveitamento de créditos extemporâneos, mantendo o entendimento de que tais despesas não prolongam a vida útil dos bens.

DER-DF comprará medidores de luminosidade para fiscalizar vias do DF

Foto: Arquivo/Agência Brasília

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) investirá R$ 285,6 mil na compra de medidores de luminosidade para avaliar o impacto de painéis instalados nas vias de sua responsabilidade no Distrito Federal.

A abertura do pregão foi publicada na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta segunda-feira (28). O pregão ficará aberto até o dia 14 de maio. Maiores informações estão no site da autarquia.

Mendonça Filho é escolhido relator da PEC da Segurança Pública

Foto: Divulgação

O presidente da CCJ, Paulo Azi (União-BA), escolheu Mendonça Filho (União-PE) como relator da PEC da Segurança Pública, proposta prioritária do Palácio do Planalto para ampliar a atuação federal no combate ao crime organizado.

Mendonça Filho, crítico do governo Lula, analisará a admissibilidade do texto. A CCJ só pode avaliar se a proposta está de acordo com a Constituição antes de encaminhá-la a uma comissão especial.