STF adia decisão sobre revisão da vida toda do INSS | Vero Notícias STF adia decisão sobre revisão da vida toda do INSS
pesquisa
 | 
menu

STF adia decisão sobre revisão da vida toda do INSS

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Dias Toffoli adiou a análise dos recursos contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a revisão da vida toda, permitindo que segurados do INSS escolhessem a regra mais vantajosa para aposentadoria.

Os recursos questionam se beneficiados pela revisão antes da decisão do STF precisarão devolver valores e se o entendimento pode ser anulado. O tribunal também deve discutir um possível marco temporal para a aplicação da decisão.

Antes da interrupção, quatro ministros já haviam votado contra os recursos e a devolução dos valores: Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Quando retomado, o julgamento pode manter ou revisar essas posições.

notícias relacionadas

Bolsonaro valoriza fala de Fux durante julgamento no STF

foto: Carlos Moura/SCO/STF

Durante o julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe, Jair Bolsonaro destacou positivamente as falas do ministro Luiz Fux, que abriram divergência em dois pontos sensíveis para sua defesa.

O ex-presidente elogiou, em conversas com aliados do PL, a sugestão de Fux de que o caso fosse julgado pelo plenário do Supremo — e não pela Primeira Turma. Também chamou atenção sua reserva quanto à delação de Mauro Cid, que Fux afirmou avaliar “com cautela”, por ter várias versões.

Bolsonaro se prepara para discurso de vitimização após ser tornado réu pelo STF

Foto: Gustavo Moreno/STF

Jair Bolsonaro já tem pronta sua estratégia de comunicação para o momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia contra ele por tentativa de golpe: adotar um tom de vítima de perseguição política e judicial.

O ex-presidente pretende repetir, em rede social e entre apoiadores, que está sendo alvo da “maior perseguição político-judicial da história do Brasil”, e que o verdadeiro objetivo do processo seria impedi-lo de disputar as eleições de 2026.

Presença de Bolsonaro no STF irrita defesas e fortalece Moraes

Foto: Reprodução/TV Justiça

A ida de Jair Bolsonaro ao julgamento no STF foi mal vista por advogados de outros investigados, que avaliaram a ação como uma pressão política mal calculada.

A presença do ex-presidente teria irritado o ministro Alexandre de Moraes, que endureceu seu voto e criticou “milícias digitais” tentando intimidar o Judiciário.

Bolsonaro antecipa fotos com candidatos para 2026 caso seja preso por tentativa de golpe

Foto: Reprodução/YouTube

O ex-presidente Jair Bolsonaro já começou a tirar fotos com possíveis candidatos do PL para as eleições de 2026. Segundo fontes ligadas ao partido, a iniciativa busca garantir material de campanha, principalmente para governadores e senadores aliados, caso ele seja preso antes do pleito.

Bolsonaro foi indiciado no mês passado por tentativa de golpe de Estado e começou a ser julgado nesta terça-feira (25) pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal.