STF anula processos de José Dirceu e imóveis confiscados em leilão serão devolvidos | Vero Notícias STF anula processos de José Dirceu e imóveis confiscados
pesquisa
 | 
menu

STF anula processos de José Dirceu e imóveis confiscados em leilão serão devolvidos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do STF, anulou processos da Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu, estendendo a ele o entendimento de que o ex-juiz Sergio Moro agiu com imparcialidade ao julgar casos contra Lula.

Com isso, Dirceu recupera seus direitos políticos e poderá reaver bens leiloados anteriormente para ressarcir cofres públicos.

Em decisão recente, o STF concluiu que a relação entre Moro e procuradores da Lava Jato comprometeu a imparcialidade do julgamento, citando mensagens e atitudes coordenadas para condenar Dirceu, reveal a Folha de São Paulo.

notícias relacionadas

PL define nomes para CPMI do INSS; Nikolas fica de fora

Foto: Divulgação

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, definiu os representantes do partido na CPMI do INSS, que investigará fraudes na Previdência. Nikolas Ferreira, antes cotado como relator, ficou fora das cinco vagas.

Os titulares serão Coronel Chrisóstomo, Coronel Fernanda e Bia Kicis. Zé Trovão e Fernando Rodolfo ocuparão as suplências. Chrisóstomo e Fernanda foram autores dos pedidos de CPI.

AGU celebra decisão do STF sobre IOF como vitória da Constituição

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A AGU considerou a decisão do STF sobre o IOF uma “vitória significativa para a Constituição”. Para Jorge Messias, o Supremo respeitou a separação de poderes ao validar o decreto presidencial.

Alexandre de Moraes manteve o reajuste do IOF, mas revogou a parte sobre o risco sacado, ponto já em negociação entre governo e Congresso. A AGU reconheceu a controvérsia como legítima.

Moraes autoriza tenente-coronel preso por plano golpista a cursar Teologia

Foto: Fellipe Sampaio/STF

Alexandre de Moraes autorizou o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima a cursar Teologia a distância e receber visitas virtuais. O militar está preso em Manaus por envolvimento no plano que previa assassinatos de Lula, Alckmin e do próprio Moraes.

Segundo a PGR, Hélio integrava o núcleo militar do plano golpista e articulava com Mauro Cid ações de ruptura institucional. Com ele, foi encontrado um esboço da “Operação Luneta”, com estratégias para manter Bolsonaro no poder.

Cláudio Castro tenta manter planos ao Senado e se reúne com Flávio Bolsonaro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Escanteado por Jair Bolsonaro, Cláudio Castro se reuniu com Flávio Bolsonaro para alinhar discurso sobre 2026. Decidiram que candidaturas do PL ao Senado e governo do Rio só serão definidas no próximo ano.

A movimentação tenta conter a articulação de Bolsonaro para lançar outro nome ao Senado. O ex-presidente já pediu para testarem os deputados Sóstenes Cavalcante e Hélio Lopes como opções.

PSOL aciona Conselho de Ética contra Sargento Fahur

O PSOL apresentou representação contra o deputado Sargento Fahur (PSD-PR) no Conselho de Ética por quebra de decoro. Ele disse, durante sessão na Câmara, que “gostaria de ser o policial que bate” no Pastor Henrique Vieira, do PSOL.

A declaração ocorreu após citação ao filme Marighella, em que Vieira atua como personagem torturado na ditadura. Fahur, que presidia a sessão, se recusou a recuar diante da fala ofensiva e voltou a interromper o colega.