STF julga atuação das guardas municipais no policiamento preventivo | Vero Notícias STF julga atuação das guardas municipais no policiamento preventivo
pesquisa
 | 
menu

STF julga atuação das guardas municipais no policiamento preventivo

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quinta-feira (20) a competência das guardas municipais para atuar no policiamento preventivo e comunitário. O caso tem repercussão geral e pode impactar a segurança pública dos municípios.

O relator, ministro Luiz Fux, votou a favor da atuação das guardas em colaboração com outros órgãos de segurança. O recurso foi apresentado pela Câmara Municipal de São Paulo contra decisão do TJ-SP que considerou inconstitucional a atribuição de policiamento à Guarda Civil Metropolitana.

Entidades sindicais defendem que as guardas fazem parte do sistema de segurança pública, enquanto associações da Polícia Militar argumentam que suas funções devem se restringir à proteção de bens e serviços municipais.

notícias relacionadas

Câmara aprova convite a presidente da Previ para explicar déficit

Foto: Agência Brasil

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) convite ao presidente da Previ, João Fukunaga, para prestar esclarecimentos sobre o déficit de R$ 17,6 bilhões registrado em 2024 pelo fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

O requerimento é do deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), que questiona a experiência técnica de Fukunaga. A Previ é responsável por cerca de R$ 250 bilhões em ativos e atende 200 mil participantes. A expectativa é que Fukunaga detalhe os investimentos realizados e tranquilize os beneficiários.

Brasil registra 1.450 feminicídios em 2024, aponta relatório do governo

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Brasil registrou 1.450 feminicídios em 2024, 12 a mais que no ano anterior, segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) 2025. Apesar disso, houve queda de 5,07% nos casos totais de violência letal contra mulheres.

O relatório também aponta 71.892 casos de estupro de mulheres no ano, o equivalente a 196 por dia, com uma leve redução em relação a 2023. A maioria dos casos ocorre dentro de casa, e os agressores são, em sua maioria, homens.

Marina Silva assina acordo ambiental com ministro japonês

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) assinou nesta terça-feira (25) um memorando de cooperação com o ministro japonês Keiichiro Asao.

O objetivo é fortalecer a cooperação técnica e financeira entre os países em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Lula pede apoio do Japão à COP30 durante visita de Estado

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante visita oficial ao Japão, o presidente Lula pediu o “firme engajamento” japonês na COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém (PA). O pedido foi feito durante jantar com o imperador Naruhito.

Lula celebrou os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão e valorizou a contribuição japonesa à cultura e economia brasileira. Também destacou a importância da comunidade nikkei no Brasil e dos brasileiros que vivem no Japão.

Câmara aprova projeto que limita pais no uso de bens dos filhos

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), um projeto que permite à Justiça restringir o acesso de pais ao dinheiro de filhos menores de idade em caso de gestão abusiva. A proposta agora segue para análise do Senado.

O texto prevê que, se identificada conduta abusiva, o juiz poderá limitar o acesso aos recursos e determinar auditorias periódicas.