pesquisa
 | 
menu

STF suspende julgamento sobre idade mínima para esterilização

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Cristiano Zanin, do STF, pediu vista nesta quarta-feira (6), adiando o julgamento sobre a restrição de idade mínima para esterilização, como laqueadura e vasectomia. Zanin tem até 90 dias para retomar o processo.

Até o momento, os ministros Nunes Marques e Flávio Dino votaram a favor da restrição de 21 anos, com exceção para quem tem dois filhos vivos. Dino sugeriu alteração no voto, retirando o incentivo ao “desencorajamento” pela equipe técnica de aconselhamento.

O caso envolve a ação do PSB contra a “Lei de Planejamento Familiar”, cuja idade mínima foi alterada para 21 anos pelo Congresso em 2023.

notícias relacionadas

STF mantém Moraes em investigação contra Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF rejeitou recurso de Jair Bolsonaro para afastar Alexandre de Moraes do inquérito sobre a tentativa de golpe. O relator, Luís Roberto Barroso, foi acompanhado por oito ministros.

Barroso argumentou que o caso afeta o Estado Democrático de Direito, não uma pessoa específica. André Mendonça foi o único a votar a favor do recurso.

Conad aprova regulamentação da cannabis medicinal e industrial

Foto: Divulgação

O Conad recomendou nesta sexta (13) a regulamentação do cultivo da cannabis para fins medicinais e do cânhamo para uso industrial.

A medida inclui a criação de uma Comissão Técnica Interministerial liderada pelo Ministério da Saúde.

Após vídeo de caminhada no hospital, Janja diz estar confiante na recuperação de Lula

Foto: Divulgação

A primeira-dama Janja da Silva afirmou nesta sexta-feira (13) que a imagem do presidente Lula caminhando no hospital trouxe tranquilidade aos que se preocupam com ele.

Lula, internado desde segunda-feira (10), deixou os cuidados intensivos após cirurgia para remover um coágulo na cabeça.

Governo promoverá “Dia D” contra a dengue

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal realiza neste sábado (14) o "Dia D" de combate à dengue, mobilizando estados e municípios. Em 2024, a doença causou quase 6 mil mortes no Brasil.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o uso de uma tecnologia da Fiocruz que torna mosquitos Aedes aegypti imunes à transmissão da dengue.

Veja: STF mantém apreensão do passaporte de Marcos do Val

VÍDEO
Foto: Pedro França/Pedro França/Agência Senado