Título: PDL 371/24 Propõe Suspensão de Resolução sobre Sustentação Oral | Vero Notícias Título: PDL 371/24 Propõe Suspensão de Resolução sobre Sustentação Oral
pesquisa
 | 
menu

Título: PDL 371/24 Propõe Suspensão de Resolução sobre Sustentação Oral

Foto: Bruno Spada/Agência Câmara

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 371/24 propõe suspender a Resolução CNJ 591/24, que permite a sustentação oral de advogados gravada em julgamentos virtuais. A medida está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

O deputado Tião Medeiros (PP-PR) critica a resolução, afirmando que ela, “cerceia o direito do advogado de exercer plenamente sua função e compromete a efetividade da defesa”.

O projeto passará pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário antes de seguir para o Senado.

notícias relacionadas

Aécio Neves: “Tancredo estaria revoltado com a realidade política do Brasil”

Foto: Agência Câmara

O ex-presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que seu avô, Tancredo Neves, estaria "indignado" com a situação política atual do Brasil. Segundo Aécio, a trajetória de seu avô foi marcada pela luta pela democracia e "pela construção de um Brasil mais justo".

Aécio, em entrevista ao Correio Braziliense, destacou que Tancredo, que liderou a transição democrática e foi o primeiro presidente civil eleito após a ditadura militar, sempre valorizou a estabilidade institucional e o respeito à Constituição.

Filipe Martins pede para circular em Brasília durante julgamento

Foto: Reprodução/X

A defesa de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, solicitou ao STF autorização para que ele possa circular pelo Distrito Federal durante o dia. A medida, segundo a defesa, busca flexibilizar as restrições impostas no contexto do julgamento por tentativa de golpe de Estado.

Até o momento, o Supremo autorizou apenas o deslocamento de Martins entre o aeroporto, o hotel e o local do julgamento. A defesa alega que a restrição pode criar “constrangimentos operacionais e jurídicos desnecessários” ao acesso à alimentação, reuniões com a defesa técnica ou deslocamentos imprevistos.

Moraes nega acesso de Domingos Brazão à íntegra da delação de Ronie Lessa

Foto: Alerj

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou pedido de Domingos Brazão para ter acesso completo às entrevistas da delação de Ronie Lessa, que confessou o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Domingos Brazão, um dos suspeitos de ser mandante do crime, também requereu outros documentos da investigação. Segundo Moraes, o denunciado não apresentou argumentos que justificassem a revisão da decisão anterior, que já havia negado o acesso.

Barroso defende judiciário brasileiro em resposta ao ‘The Economist’

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, respondeu ao editorial da revista The Economist, que criticou a atuação da Corte e apontou excesso de poder dos juízes, principalmente, Alexandre de Moraes. Para Barroso, o texto adota a narrativa de quem tentou o golpe de Estado.

O ministro defendeu Moraes, relator do caso sobre os atos golpistas, e afirmou que “o Brasil vive uma democracia plena” e que a Corte agiu para evitar o colapso institucional. Também rebateu a ideia de que o STF teria "derrotado Bolsonaro", dizendo que essa decisão coube aos eleitores brasileiros.

Projeto do novo Código Civil cria regras para reprodução assistida

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O projeto de reforma do Código Civil, em análise no Senado, estabelece normas para a reprodução assistida, prática atualmente regulada apenas por resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A proposta exige que doadores de gametas sejam maiores de 18 anos e expressem por escrito o consentimento para a doação. Pelo texto, a comercialização de gametas será proibida, e o uso de material genético de pessoa falecida dependerá de autorização prévia em documento.