pesquisa
 | 
menu

Trump e Bolsonaro: investigações por subversão eleitoral seguem rumos diferentes

Foto: Alan Santos/PR

Donald Trump e Jair Bolsonaro enfrentam investigações por tentativas de subverter eleições. Trump é acusado de instigar a invasão do Capitólio em 2021, mas avança em estratégias para perdoar aliados e reescrever a narrativa do episódio.

Nos EUA, o presidente Biden reforça a defesa da democracia em eventos simbólicos. No Brasil, Bolsonaro foi indiciado pela PF por incitar os ataques de 8 de janeiro de 2023. Enquanto Trump mantém força política, o futuro de Bolsonaro é incerto.

O STF já condenou 375 envolvidos, com penas de até 17 anos. Planos revelados para assassinar líderes políticos enfraqueceram a proposta de anistia no Congresso, é o que aponta a Folha de São Paulo.

notícias relacionadas

Erika Hilton recebe ameaças de morte após vídeo contra fake news e aciona PF

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou neste domingo (19) um pedido de abertura de inquérito na Polícia Federal após receber ameaças de morte nas redes sociais.

Os ataques foram realizados por perfis ligados à extrema direita, que sugeriram que ela deveria ser assassinada e fizeram referências ao "Projeto Ronnie Lessa 2.0". Além das ameaças, também houve comentários transfóbicos à parlamentar.

Caiado critica PEC da Segurança Pública: “é inconstitucional”

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública é inconstitucional e não será aprovada no Congresso Nacional.

Caiado criticou o governo federal por tentar "revogar direitos dos governadores sobre a definição da política de segurança em seus estados", em entrevista à CNN.

“Lula tem que deixar de falar e começar a fazer algo sobre Venezuela”, diz Guaidó

Foto: Arquivos/Agência Brasil

O ex-líder da oposição venezuelana Juan Guaidó criticou o presidente Lula por ser "esquivo" em relação ao governo de Nicolás Maduro. Ele afirmou que Lula precisa agir de "forma mais contundente sobre o regime venezuelano".

"Tem que deixar de falar, tem de fazer, já não há desculpas", afirmou Guaidó.

Posse de Trump terá embaixadora para representar o governo e comitiva da oposição

Foto: Reprodução/X @realDonaldTrump

Uma comitiva de 21 deputados federais de oposição ao governo Lula acompanhará a posse de Donald Trump como presidente dos EUA nesta segunda-feira (20). O governo brasileiro, no entanto, será representado apenas pela embaixadora em Washington, Maria Luiza Viotti.

Os parlamentares da oposição afirmam que a viagem foi custeada com recursos próprios e que representarão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), impedido de viajar ao exterior devido à apreensão de seu passaporte pela Polícia Federal.

Erika Hilton responde Nikolas em vídeo sobre Pix: “Estão mentindo pra você”

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou em suas redes sociais na noite de sábado (18) que o movimento liderado por Nikolas Ferreira (PL-MG) contra a fiscalização do Pix promove desinformação.

Em vídeo, a deputada negou que o governo Lula tenha defendido a taxação e explicou que a proposta era elevar o limite de monitoramento de R$ 2.000 para R$ 5.000, visando combater crimes financeiros.