pesquisa
 | 
menu

Venezuela fecha fronteira com Brasil durante posse de Nicolás Maduro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (10), o governo da Venezuela fechou a fronteira com o Brasil, localizada em Pacaraima (RR), no dia da posse de Nicolás Maduro para um novo mandato presidencial.

De acordo com a Polícia Militar de Roraima, o fluxo migratório na região apresentou leve redução, mas segue dentro da normalidade. O fechamento acompanha um histórico de restrições implementadas pela Venezuela em ocasiões similares.

notícias relacionadas

Lula e Sidônio Palmeira buscam alinhar comunicação do governo

Foto: Divulgação

Em uma reunião de sete horas, Lula deu início a uma estratégia liderada por Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom, para unificar a comunicação governamental.

Sidônio identificou falhas, como falta de integração entre ministros e a divulgação insuficiente de ações governamentais, focada em números em vez de histórias humanas.

Tensão no Brasil com ação dos EUA no Canal do Panamá

Foto: Agência Brasil

As Forças Armadas brasileiras estão preocupadas com possíveis impactos de uma ação militar dos EUA para retomar o controle do Canal do Panamá, como anunciado por Donald Trump.

Tal medida poderia afetar diretamente países vizinhos, como a Colômbia, e aumentar a tensão na fronteira do Brasil com a Venezuela, onde já houve confrontos recentes devido às ameaças de Nicolás Maduro.

Operação Overclean: investigação sobre “Rei do Lixo” chega ao STF e mira deputado federal

Foto: Carlos Moura/STF

A Operação Overclean, que investiga desvios milionários em contratos de coleta de lixo liderados pelo empresário José Marcos de Moura, foi transferida para o STF após conexão com o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

Moura, com mais de R$ 1 bilhão em contratos, é acusado de operar fraudes em licitações envolvendo o Dnocs e prefeituras em 17 estados. Elmar é primo de Francisco Nascimento, vereador preso com R$ 200 mil em dinheiro no início da operação.

Denúncia anônima reforça planejamento de ações golpistas em Brasília em 2022

Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Uma denúncia anônima de dezembro de 2022 feita a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indicou que "índios disfarçados" sairiam do Paraná para provocar atos de vandalismo em Brasília, reforçando indícios de que os eventos de 12 de dezembro daquele ano foram premeditados por golpistas.

Na data, apoiadores de Bolsonaro tentaram invadir a sede da Polícia Federal e depredaram áreas centrais da capital, coincidindo com a diplomação antecipada de Lula devido a protestos antidemocráticos. A denúncia anônima também destacou a presença de armas em ônibus que transportavam manifestantes.

A Polícia Federal apurou mensagens em contas vinculadas ao general da reserva Mario Fernandes, que incentivavam a criação de um "cenário caótico" para justificar a intervenção das Forças Armadas, revelou a Folha de São Paulo.

Governar com propósito: Planejamento e compromisso com o Distrito Federal

Sergey Ryazanskiy / Reprodução

"Não é com violência que se constroem as nações, mas com o diálogo e a compreensão." – Rui Barbosa

A construção de uma sociedade próspera e justa exige mais do que obras e discursos. Exige propósito. Governar não é simplesmente gerir recursos ou inaugurar obras; é, acima de tudo, cuidar das pessoas. O Distrito Federal, com todas as suas singularidades, pede uma gestão que equilibre o desenvolvimento urbano com o bem-estar social, que saiba ouvir antes de agir e que compreenda que resultados consistentes nascem do planejamento estratégico e da convergência de esforços.