Wellington Dias defende ação social em crises no BID | Vero Notícias Wellington Dias defende ação social em crises no BID
pesquisa
 | 
menu

Wellington Dias defende ação social em crises no BID

Fotos: Roberta Aline / MDS

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou nesta quarta-feira (26), no Chile, que o Cadastro Único é “uma das principais ferramentas de identificação da população vulnerável no Brasil” e tem sido essencial para respostas rápidas a emergências.

Durante seminário na reunião anual do BID, Dias defendeu a integração da proteção social a sistemas de alerta e o uso de dados georreferenciados. “Permite antecipação de benefícios, ampliação de cobertura e concessão de auxílios emergenciais”, disse.

Ele também destacou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como alternativa a modelos ineficazes. “Não podemos mais nos dar ao luxo de dispensar um único dólar com atividades redundantes”, afirmou.

notícias relacionadas

Projeto propõe Imposto Seletivo sobre emissões de gases poluentes

Foto: Agência Brasil

Está em análise na Câmara o PLP 29/25, que propõe a criação de um Imposto Seletivo Ambiental sobre atividades econômicas que emitam gases de efeito estufa. De autoria do deputado Nilto Tatto (PT-SP), o projeto altera a Lei Complementar 214/23, que regulamentou a reforma tributária.

O tributo será calculado com base no volume mensal de emissões de CO₂ equivalente. A alíquota será definida em lei, podendo haver isenção para agricultura familiar, agroecologia e pequenos negócios.

Hugo Motta recebe homenagem em Minas e participa de tributo a Tancredo

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), cumpre agendas em Minas Gerais nesta segunda-feira (21), feriado de Tiradentes. Em Ouro Preto, ele participa da cerimônia da Medalha da Inconfidência, onde será condecorado com o Grande Colar da honraria estadual.

O evento é promovido pelo governo mineiro e reconhece contribuições ao desenvolvimento de Minas Gerais e do país. Em seguida, Motta segue para São João del Rei para homenagear os 40 anos da morte de Tancredo Neves.

Bolsonaro segue na UTI com boa evolução após cirurgia abdominal, segundo novo boletim

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece na UTI do hospital DF Star, em Brasília, com quadro estável e boa evolução clínica após a cirurgia abdominal realizada em 13 de abril. Segundo boletim médico desta segunda-feira (21), ele está sem febre, com pressão controlada e sem intercorrências.

O procedimento de 12 horas tratou uma suboclusão intestinal provocada por aderências decorrentes da facada de 2018. Os médicos retiraram os drenos abdominais e destacaram o bom aspecto da incisão cirúrgica. Bolsonaro segue em jejum oral e recebendo nutrição parenteral.

Presidente da CLDF, Wellington Luiz, lamenta morte de Papa Francisco

Foto: Agência CLDF

O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), lamentou a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

“É com profundo pesar que nós, em especial os católicos, recebemos a notícia do falecimento do nosso líder Papa Francisco. Sem dúvida alguma, uma perda inestimável para toda humanidade”, afirmou.

E completou: “Papa Francisco cumpriu sua missão de forma digna e exemplar. Um conciliador dedicado às causas sociais, e que deixa órfãos os cristãos de toda humanidade. Que Deus o acolha em seus braços para o merecido descanso.”

“Um papa latino ao lado dos mais pobres”, relembra Janja sobre Francisco

Foto: Reprodução/Instagram

A primeira-dama Janja da Silva lamentou nesta segunda-feira (21) a morte do papa Francisco, aos 88 anos, e relembrou o encontro com ele em fevereiro deste ano, em Roma. Segundo Janja, Francisco foi um “farol no meio de tantas trevas” e sempre atuou em defesa dos mais pobres.

Janja também destacou o legado do pontífice como defensor dos marginalizados. "Foi um papa latino que, com sua simplicidade e com o verdadeiro amor ao próximo, sempre esteve ao lado dos mais pobres, vulneráveis e marginalizados”.